Províncias

Execução de vários programas garante solidez às famílias

Justino Vitorino | Huambo

O grau de execução dos programas que estão a ser desenvolvidos pelas administrações municipais no Huambo, com vista a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mereceu fortes elogios do vice-governador provincial para o sector Político e Social.

Guilherme Tuluka considera o programa um modelo que deve ser contínuo e seguido por todos, e solicitou aos administradores municipais para pouparem os recursos à sua disposição para se atingir os objectivos traçados pelo Executivo de mitigar a fome e a pobreza nas comunidades.
Para o vice-governador, as infra-estruturas a serem construídas nas comunidades devem reunir consenso da população beneficiária e reconheceu existir municípios mais avançados em relação a outros na implementação do programa.
O administrador municipal da Chicala Choloanga, Francisco Jamba Kata, garantiu continuarem a desenvolverem esforços de modo a levarem os serviços essenciais básicos mais próximo da população, com vista a aumentar os seus rendimentos.
Reconheceu que 2016 não foi um ano fácil, principalmente no que concerne à execução financeira do programa, o que dificultou o cumprimento das acções inicialmente traçadas, mas garantiu que tudo está a ser feito para levar em frente tais projectos. “Auguramos uma actuação mais proactiva e objectiva para o êxito do programa nesta época de crise”, disse o administrador. O chefe da Repartição de Estatística e Planeamento (REP) da Administração Municipal do Ecunha, Adalberto Duarte António, mostrou-se satisfeito com os resultados do Programa de Desenvolvimento Rural e de Combate à Fome e à Pobreza, reconhecendo que as novas infra-estruturas sociais estão a garantir o bem-estar das famílias, principalmente as do meio rural.
“Constata-se um crescimento na construção de equipamentos sociais no domínio da educação, saúde, agricultura, sistemas de água que estão a garantir a melhoria da qualidade de vida das  populações”, disse, acrescentando que, apesar de tudo, há ainda muito por fazer.
Na província, estão também em curso acções que visam o aumento da produção alimentar e da merenda escolar nas comunidades rurais, além de acções viradas para a criação de condições para o escoamento dos produtos do campo para os principais centros de consumo.
Adalberto Duarte António mostrou-se animado com os resultados das acções relacionadas com a melhoria do abastecimento de água potável, assistência médica e medicamentosa, extensão da rede escolar, merenda escolar e das infra-estruturas rodoviárias.
A reunião operativa juntou os administradores municipais e técnicos dos gabinetes de Estudos, Estatísticas e Planeamento e serviu para avaliar o grau de execução das obras de várias infra-estruturas.

Tempo

Multimédia