Províncias

Faculdade de Economia aposta na investigação

António Canepa | Huambo

A Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos promoveu as primeiras jornadas académicas com vista a reforçar a aprendizagem dos estudantes e criar bases para a investigação científica.

Direcção quer melhorar o nível de ensino
Fotografia: Jornal de Angola

A Faculdade de Economia pretende promover a investigação no seio dos estudantes, desenvolver habilidades, estimular a participação nos actos científicos e reforçar a aprendizagem.
Realizadas sob o lema “pela iniciação à investigação, reforcemos a aprendizagem”, foram debatidos temas que incidem directamente na promoção e na eficácia do controlo e funcionamento das empresas e recursos humanos.
O vice-reitor para a área académica da Universidade José Eduardo dos Santos, Mário Rodrigues, disse que as jornadas visam incentivar a investigação científica, no sentido de melhorar o ensino e aprendizagem. “Qualquer instituição académica que pretenda ter indicadores positivos, em termos de aprendizagem, de actividade de pesquisa e de extensão universitária, deve promover a investigação científica”, disse.
O académico aconselhou as instituições do ensino superior a incluírem, nos seus planos de acção e estratégias, actividades da administração científica, consideradas fundamentais para formar profissionais competentes e comprometidos com a investigação. A decana da Faculdade de Economia, Sílvia do Amaral, referiu que não há qualidade de ensino universitário sem investigação, e esta por, sua vez, só tem sustentabilidade se estiver ao serviço da comunidade.
Sílvia do Amaral lembrou que para que a investigação seja um hábito deve começar nos primeiros anos de escolaridade. Temas como “Importância da Eficácia nas Organizações”, “Influência da Liderança na Motivação da Equipa”,”Relação entre a Demografia e a Economia”, “Procedimentos de Controlo Interno às Operações Relacionadas com Salários” estiveram no centro dos debates. A Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos ministra cursos de Economia, Gestão de Empresas, Contabilidade e Auditoria.

Tempo

Multimédia