Províncias

Famílias rurais ensinadas a prevenir enfermidades

Tatiana Marta | Huambo

Ao todo 62.669 famílias rurais estão a ser instruídas na província do Huambo por activistas comunitários do projecto Uhayele, da Amosmid, sobre as diversas formas de prevenção contra doenças diarreicas e promoção da saúde.

A coordenadora geral do projecto, Priscila Mota Americano, disse que o objectivo é ensinar a população a preparar o soro caseiro, devido à sua importância no combate às doenças diarreicas e à desidratação.
Giovana Barros explicou que na semana passada foi realizada uma acção de formação na aldeia Catetele, município da Caála, dirigida a 50 pessoas, que foram esclarecidas sobre a melhor forma de preparar o soro caseiro, feito à base de água tratada, açúcar e sal, assim como o material necessário para a desinfecção das mãos antes do início do processo.
“Este trabalho é realizado em conjunto pelos agentes comunitários de saúde, o supervisor de campo e pelos responsáveis de cada localidade, para melhorar as condições de saúde nas comunidades”, referiu. O projecto Uhayele já abrangeu mais de 1.014 mulheres grávidas e 13.422 crianças menores de cinco anos. />Em Setembro, o Uhayele, que já construiu 113 latrinas e criou 132 aterros sanitários, realizou 855 palestras nas comunidades rurais e em diversas unidades sanitárias sobre o reforço das orientações para a redução de doenças na comunidade, derivadas da falta de saneamento básico, do consumo de água não tratada ou da não utilização dos mosquiteiros.
O projecto realizou, igualmente, encontros com líderes religiosos da aldeia Nhime Sahoco.
Paralelamente, foram formados 195 agentes comunitários de saúde e seis supervisores de campo nos municípios do Mungo, Londuimbali, Cachiungo, Chinjenje, Longonjo, Ecunha, Chicala Cholohanga e comuna da Calima.
O Uhayele (saúde, na língua nacional umbundo) é um programa do Governo Provincial do Huambo, executado pela empresa privada Amosmid, que desenvolve acções de atenção primária nas comunidades rurais e tem  obteidos grandes resultados, sobretudo no campo da saude.

Tempo

Multimédia