Províncias

Feira ajuda os estudantes finalistas

Mário Clemente | Huambo

Estudantes finalistas de cursos médios ministrados na província do Huambo participaram, no fim-de-semana, na quarta edição da Feira de Orientação Vocacional e Profissional, realizada no Instituto Superior Politécnico e promovida pela Universidade José Eduardo dos Santos.

A referida feira decorreu sob o lema “Um olhar sobre a construção de projectos profissionais, factores de risco e de vulnerabilidade, o stress em estudantes universitários, como estudar, métodos e técnicas”.
Esta é a quarta edição da feira, que se realiza anualmente, com o objectivo de ajudar os finalistas do ensino médio a tomar uma decisão sobre o curso que ­pretendem seguir, diante das inúmeras opções nas distintas universidades.
O vice-reitor para os assuntos académicos da Universidade José Eduardo dos Santos, Mário José da Costa Rodrigues, disse que actualmente o mercado de trabalho exige técnicos especialistas que tenham conhecimentos profundos em áreas que não existiam anteriormente.
Nos dias de hoje, salientou, os jovens vêem-se diante de uma multiplicidade de profissões, áreas de estudo, cursos, chegando mesmo a ficar muitas vezes confusos sobre o que pretendem seguir na sua carreira académica.
Mário Rodrigues sublinhou que o processo vocacional surge como um meio facilitador, ajudando os jovens a conhecerem-se melhor, dando-lhes subsídios para que façam a escolha mais adequada. "A população do Huambo deve sentir-se orgulhosa pelo facto de a Universidade José Eduardo dos Santos possuir já 29 cursos de graduação, o que constitui uma oferta formativa rica nas áreas das Ciências da Saúde, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, com destaque para o Instituto Superior de Ciências da Educação, onde são leccionados cursos de formação de professores", disse.
Clementino Sangueve, prelector do tema "Como estudar, métodos e técnicas", disse que o objectivo da feira é traçar planos para o futuro dos estudantes finalistas do ensino médio, nas várias multiplicidades de opções existente actualmente na província.

Tempo

Multimédia