Províncias

Finalistas do curso médio de Saúde recebem diplomas

Finalistas dos cursos médios de enfermagem geral, análises clínicas e promoção, formados na Escola de Formação de Técnicos de Saúde do Huambo, receberam os seus diplomas, numa cerimónia presidida pelo director provincial da Saúde, Frederico Juliana.

Um pormenor da cidade do Huambo
Fotografia: Francisco Lopes

Do leque de finalistas, num total de 420, constam 112 do curso de enfermagem geral, 54 em análises clínicas, ambos com plano curricular de quatro anos, incluindo o estágio, ao passo que os restantes fazem parte do curso de promoção na carreira de enfermagem, cuja formação teve a duração de dois anos.
No juramento, os 420 finalistas comprometeram-se em trabalhar com afinco e dedicação, de modo a desenvolverem o processo de humanização dos serviços de saúde, além de preservarem a ética e a deontologia profissional, quer nas instituições públicas, quer nas privadas.
Os finalistas juraram igualmente fidelidade ao serviço, enquanto prestadores de assistência sanitária à população.
O director da escola, Castro Chiumbo, disse que a sua instituição está comprometida com a formação de bons técnicos de Saúde, com vista a auxiliar este sector da província do Huambo a ocupar, cada vez mais, espaço no Sistema Nacional de Saúde.
Castro Chiumbo apelou aos novos técnicos de Saúde no sentido de colocarem em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a formação, de modo a receberem o mesmo diploma na vida profissional.
As aulas foram ministradas por 74 professores, entre nacionais e expatriados.

Tempo

Multimédia