Províncias

Formação especializada a docentes universitários

A direcção do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo está disponível para dar formação especializada aos professores das distintas instituições universitárias em funcionamento na província, caso estes manifestem esse interesse.

A garantia é do coordenador adjunto dos assuntos académicos da comissão de gestão do ISCED-Huambo para a área académica, que reconheceu a existência, nas instituições universitárias locais (públicas e privadas) de um grande número de professores sem agregação pedagógica.
Afonso Vindasse explicou que o alcance da eficácia do processo de ensino e aprendizagem depende, "indiscutivelmente", da agregação pedagógica do corpo docente, razão pela qual o ISCED, enquanto instituição vocacionada para a formação de professores, quer dar formação especializada de curta duração aos docentes das Faculdades e Institutos Superiores desta província.
“A agregação pedagógica é um imperativo no subsistema do ensino superior, não apenas em Angola. Não basta termos nas instituições universitárias professores cheios de conhecimento, é indispensável que eles sejam transmissores do que sabem, o que só se alcança obtendo uma formação especializada”, referiu. O curso de a­gregação pedagógica do ISCED-Huambo, que pode ser ministrado entre 15 a 20 dias úteis, compreende as disciplinas de Metodologia de Investigação Educativa, Tecnologias de Educação Aplicadas à Educação, Problemas Pedagógicos e Didácticos, Teoria de Desenvolvimento Curricular, Legislação do Ensino Superior em Angola, Higiene, Ambiente e Segurança.
O domínio do conjunto destas matérias faz, de acordo com o académico, diferença, no exercício da actividade de qualquer docente e permite ter nas instituições universitárias profissionais que verdadeiramente ensinam e não apenas publicitam os conhecimentos que possuem. “Por estarmos comprometidos com a qualidade de ensino na província, pomo-nos à disposição dos interessados para darmos, de forma gratuita, formação especializada aos professores. Existem muitos a dar aulas, mas nem todos eles têm agregação pedagógica, que é uma ferramenta imprescindível para se ser um bom profissional de ensino”, sublinhou.
No ano passado, o ISCED deu formação ao corpo docente das Faculdades de Direito e Medicina Humana, estando actualmente a formar os professores das Faculdades de Veterinária e Economia. No Huambo estão em funcionamento o ISCED, as Faculdades de Medicina, Ciências Agrárias, Direito, E­conomia, Medicina Veterinária e o Instituto Superior Politécnico, a­lém de três institutos superiores.

Tempo

Multimédia