Províncias

Gado bovino é vacinado no município

O serviço de Veterinária do município do Chinjenje, 118 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, deu início na quinta-feira a uma campanha de vacinação, que prevê abranger, durante quatro dias, 8.076 bovinos.

O chefe do serviço veterinário, Severino Samucato Menezes, disse que a campanha visa prevenir os animais da contaminação de doenças, entre as quais a peripneumonia e a dermatite modular.
Os criadores de bois devem levar os animais aos postos de vacinação, já que através da mesma é possível reduzir a mortalidade bovina neste município, por doenças que podem ser prevenidas. Garantiu haver doses de vacinação suficientes para imunizarem os 8.076 bois, que presume existirem neste município.
Noutro capítulo, um total de 84 casos de doenças respiratórias agudas foi registado nos primeiros três meses deste ano na povoação do Ngove, comuna do Cuima, município da Caála, 119 quilómetros a sul da cidade do Huambo. O chefe do Centro de Saúde da localidade, Américo Bonga, disse que a cifra registada corresponde a um aumento de 147 novos casos, em comparação aos três meses anteriores.
A doença é preocupante já que o Centro de Saúde do Ngove não tem condições para internamento, por ter sido construído apenas para realizar consultas.As crianças são as principais vítimas das doenças respiratórias agudas.

Tempo

Multimédia