Províncias

Gestão Comunitária cresce no Huambo

Adolfo Mundombe | Huambo

O director provincial em exercício da Energia e Águas no Huambo, Jerónimo Torres, informou que o sector vai lançar ainda este ano o programa do Modelo de Gestão Comunitária de Águas, cujo objectivo é incrementar as manutenções dos pequenos sistemas de abastecimento nas zonas rurais e suburbanas da província.

Jerónimo Torres assegurou que este plano vai descentralizar e atribuir responsabilidades de autonomia às Administrações Municipais, para aumentar a eficiência dos sistemas de água a serem construídos.
O projecto, que prevê abranger todas as comunidades rurais na província, engloba a construção de chafarizes, fontenários e sistemas de gravidade, munidos de painéis solares.
A execução do programa de gestão comunitária de água conta com a parceria da Direcção Provincial de Energia e Águas e da empresa Vista Water.   A chefe de departamento de Energia e Águas no Huambo, Elsa Pinto,afirmou que o projecto é de âmbito nacional e trata directamente da gestão comunitária. “É um projecto que faz com que a população tenha mais cuidados e saiba a necessidade, assim como a importância de ter um ponto de água na comunidade”, frisou.
Com o lançamento deste projecto, os pontos de água que foram construídos nos anos anteriores e que se encontram vandalizados, vão ser reparados para voltarem a funcionar.

Tempo

Multimédia