Províncias

Gestão de resíduos sólidos foi debatida em conferência

Tatiana Marta | Huambo

Um novo método de recolha de resíduos sólidos nos principais centros urbanos está a ser ensaiado na província do Huambo pela Direcção Provincial do Ordenamento do Território, disse na quinta feira, o director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial do Huambo.

Recolha de lixo continua a ser preocupação
Fotografia: João Gomes

Katusseno Kiame falava na conferência sobre “Gestão de resíduos sólidos urbanos” e disse que a melhor forma de se combater o foco de resíduos que proliferam nos principais centros urbano da província.
Na conferência foram analisados os métodos mais eficazes para a recolha de resíduos sólidos com vista às novas propostas de recolha de lixo nos principais centros urbanos da província. O encontro, organizado pela direcção Provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, serviu para auscultar as diferentes sensibilidades sobre a necessidade de se dar uma rápida solução aos problemas do lixo.
O director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo do Huambo, Katusseno Kiame, disse que com o encontro pretende-se promover a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde das populações.
O Governo Provincial tem realizado acções com vista a combater o foco de resíduos que proliferam em todos os cantos das cidades do Huambo, daí a necessidade de se ensaiar novos métodos para a recolha de lixo, disse Katusseno Kiame, que acrescentou: “A realização deste encontro vem fortificar as acções do Governo Provincial que pretende ver resolvido os problemas ambientais e de saúde pública, resultante da má gestão dos resíduos sólidos urbanos”. O director do Gabinete de Estudo e Planeamento  reconheceu que a província do Huambo tem responsabilidades acrescidas em matéria do ambiente, dada a sua candidatura à capital ecológica de Angola. Para tal, acrescentou, tem dado passos concretos para alcançar este objectivo, com a realização de várias acções e projectos ambientais. disse o director do Gabinete de Estudo e Planeamento  .
 Para se evitar a aglomeração de lixo, está em curso na província a construção do aterro sanitário. Os conferencistas abordam, entre outros temas, “O Combate à desertificação”, “O Plano de Acção Provincial de Gestão de Resíduos”, “Projecto de Regulamento do Processo de Concessão de Serviço Público de Limpeza e Recolha de Resíduos Urbanos”.

Tempo

Multimédia