Províncias

Gestão dos recursos humanos melhora em escolas da região

Justino Victorino | Ucuma

A gestão de recursos humanos nas escolas primárias do município do Ucuma, província do Huambo, vai ser feita com técnicas mais modernas, nos próximos dias, após a conclusão de uma acção formativa sobre a matéria, em que participam, desde ontem, directores e professores daquele subsistema de ensino.

Objectivo é melhorar o processo de ensino
Fotografia: Arão Martins

Com a  duração de cinco dias, a acção formativa, que visa melhorar a qualidade do ensino e da gestão dos recursos humanos nas instituições escolares da municipalidade, está a ser promovida pela direcção provincial da Educação.
O director municipal da Educação do Ucuma, Ezequiel Pires Neto, acredita que após a acção de capacitação em matérias de gestão de recursos humanos e pedagogia, os professores e directores vão servir melhor as suas escolas.
Referiu que o ciclo formativo se insere no programa “Aprendizagem para Todos”, que é implementado para conferir maiores competências aos directores, professores e trabalhadores ligados à gestão dos recursos humanos das escolas.
Durante a formação, os participantes vão discutir temas como “O desenvolvimento de competências dos profissionais”, “Avaliação de desempenho no melhoramento da qualidade do ensino”, “Valorização dos recursos humanos” e “Sistema integrado de gestão de recursos humanos”. Ezequiel Neto adiantou que se pretende capacitar os docentes e profissionais de recursos humanos, para que possam, a nível das suas escolas, gerir pessoas na perspectiva de elevar os resultados preconizados e contribuir para o melhoramento da qualidade do ensino primário.
Ezequiel Neto realçou que o Executivo está apostado na formação de quadros que possam dirigir, com êxito, os recursos humanos nas empresas públicas.
O responsável municipal da Educação no Ucuma salientou que gerir recursos humanos requer recrutar, seleccionar, orientar, promover, reter e controlar os colaboradores na direcção dos objectivos e metas da organização.

Tempo

Multimédia