Províncias

Gestores do erário público actualizam conhecimentos

Justino Vitorino | Ucuma

Responsáveis das empresas públicas dos municipais do Huambo foram capacitados ontem, na vila do Ucuma, sobre gestão de recursos humanos, secretaria, planificação de orçamento e tramitação documental, informou o vice-governador provincial para o Sector Económico.

Vice-governador para o Sector Económico
Fotografia: Dr

Joaquim Rodrigues da Conceição disse que a acção formativa, promovida pela Secretaria Provincial do Governo do Huambo em parceria  com as administrações municipais,  serviu para capacitar gestores da província em matérias relacionadas com o sector administrativo e dotá-los de ferramentas importantes para melhor servirem o público da região.
 Joaquim Rodrigues da Conceição sublinhou que o Executivo está apostado na formação de quadros capazes que possam dirigir com êxito os recursos humanos nas empresas públicas.
O secretário provincial do Governo do Huambo, Salomão Himulova, considerou positiva a  acção formativa, porque “permitiu analisar assuntos importantes ligadas ao funcionamento dos órgãos responsáveis para a gestão dos recursos humanos, património, finanças e protocolo”, bem como os contenciosos administrativos da secretaria do governo provincial.
“Gerir recursos humanos requer recrutar, seleccionar, orientar, promover, reter e controlar as instituições públicas para o bom desempenho laboral”, disse o vice-governador do Huambo para o Sector Económico, que acrescentou que é necessário que na função pública se controlem os trabalhadores para que sejam atingidos melhores resultados, com o mínimo de recursos possíveis.
Na segunda reunião do Conselho Consultivo da Secretaria do Governo Provincial, gestores debateram temas como “As Políticas e práticas de gestão de recursos humanos na administração local”, “Capacitação e valorização dos recursos humanos” e “Sistema integrado de gestão de recursos humanos”.
A discussão sobre “recrutamento e selecção”, “formação e desenvolvimento de competências”, “avaliação de desempenho e sistema de retribuição e protecção social”, também mereceu a atenção dos participantes, disse o secretário provincial do Governo do Huambo.

Tempo

Multimédia