Províncias

Governador garante apoio às obras de requalificação

Adolfo Mundombe| Bailundo

O programa de reabilitação e requalificação da Missão Evangélica do Chilume, localizada no município do Bailundo, vai merecer o apoio do Governo Provincial do Huambo, assegurou o governador João Baptista Kussumua.

Governador João Baptista Kussumua
Fotografia: Santos Pedro|Edições Novembro

O governador espera que a reabilitação possa contribuir para que a missão volte a  cumprir condignamente com o seu propósito de evangelizar e formar quadros.
A reabilitação da infra-estrutura, a primeira missão evangélica da região sul do país, vai contemplar a escola missionária evangélica, os internatos, hospital e todas as áreas sociais que faziam parte do Complexo Missionário do Chilume.
Ao falar durante o culto de acção de graças, pelos 136 anos da fundação da missão, por missionários americanos, em 1881, João Baptista Kussumua reconheceu ser importante a formação religiosa e académica dos jovens.
O governador provincial do Huambo garantiu igualmente cerca de dez bolsas de estudo, para os melhores alunos daquela escola missionária. João Baptista Kussumua realçou a necessidade de inovar-se e de reestruturar-se a Missão Evangélica do Chilume ao gosto dos angolanos, para que qualquer missionário que voltar a passar por lá encontre coisas diferentes.
Kussumua defende a modernização das infra-estruturas e do seu funcionamento, para que se mostre a capacidade de criatividade e de preocupação de formação de quadros com perfil aceitável no mercado nacional e internacional.

Património cultural

O governador prometeu igualmente trabalhar com o Ministério da Cultura, para a elevação da Missão Evangélica do Chilume a património cultural, de modo a dignificar a Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), que já formou muitos dirigentes.
O secretário-geral emérito da IECA, reverendo Augusto Chipesse, enalteceu a disponibilidade do governador da província do Huambo em prestar o seu apoio na recuperação das infra-estruturas da Missão do Chilume. Disse ser necessária a recuperação, aumento de salas de aula, requalificação da área do internato para homens e mulheres e instalação de novos equipamentos do laboratório do hospital, que já beneficiou de obras de restauro, financiadas pelo Estado.
A Missão Evangélica do Chilume foi fundada a 28 de Março de 1881, data em que chegaram os três primeiros missionários evangélicos americanos Bagster, Sander e Miller, recebidos pelo rei Ekuikui II. Desde aquela época, passaram pela Missão Evangélica do Chilume 49 pastores superiores.

Tempo

Multimédia