Províncias

Governador Kundi Paihama pede maior rigor e empenho

Victor Quintas | Huambo

O governador do Huambo, Kundi Paihama, exortou os funcionários do sector da Energia e Águas a trabalharem com maior empenho, com vista a dar-se outra dinâmica ao desenvolvimento do parque industrial da província.

Governador (primeiro à direita) em reunião com os chefes do sector de Energia e Águas
Fotografia: Francisco Pedro | Huambo

Kundi  Paihama, que se manifestou insatisfeito com o desempenho do sector, referiu que o Executivo perspectiva dar um novo ar à produção industrial e o sector da Energia e Águas é o motor que se deve ter em conta para a concretização deste objectivo.
As autoridades trabalham com o sector da Energia e Águas, de acordo com uma orientação superior, com vista à criação de condições, a médio prazo, que vão proporcionar uma outra dinâmica ao sector da Indústria, numa altura em que o Executivo cria novas formas de sustento à economia nacional. A problemática da distribuição de energia e água, quer a nível da cidade do Huambo, quer em outros municípios da província, é dos assuntos que mais preocupam o governador Kundi Paihama, tendo em conta que a escassez do produto dificulta gravemente a vida das populações e dos grandes produtores da região.
Com a queda do preço do petróleo, o Executivo é forçado a reduzir este ano muitas das acções programadas e daí aconselhar os funcionários da Energia e Águas a trabalharem mais para melhorar o desempenho do sector, por ser uma área de carácter vital no crescimento socioeconómico.
O governador disse que actualmente existem 30 mil ligações domiciliares nas cidades do Huambo e Caála, cuja principal fonte de abastecimento de energia é a barragem hidroeléctrica do Ngove.
O Governo Provincial fez a entrega de vários pontos de água no município do Huambo, que vão beneficiar 2.500 famílias residentes nas comunidades de Benfica, Macolocolo e Sassonde III.

Tempo

Multimédia