Províncias

Governo assegura mais acções em prol das crianças da região

Estácio Camassete | Huambo

As autoridades  apostam nos programas  que visam a melhoria das condições de vida das crianças, disse, ontem, o governador provincial do Huambo.

Crianças continuam a ter atenção especial
Fotografia: Nilo Mateus

O governador falava durante o encerramento do Encontro Provincial de Menores, que marcou  o fim da Jornada da Criança, que decorreu sob o lema “Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança-Compromisso Nacional”.
Kundi Paihama  disse que a paz e o crescimento de infra-estruturas sociais, como unidades de saúde e a recuperação da economia   proporcionam oportunidades e ofertas de serviços em prol do bem-estar da criança. Os progressos atingidos com a execução de acções concretas têm por base a necessidade de se preservar os direitos das crianças à luz da Constituição da República de Angola, da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e dos 11 compromissos assumidos pelo Executivo a favor da criança, salientou o governador provincial do Huambo.
O governador provincial prometeu desencadear mais acções para mitigar os problemas ligados às crianças, em colaboração com os pais e encarregados de educação, na recuperação de valores e normas socialmente aceites, para que as mesmas cresçam num ambiente de amor, paz, carinho e compreensão.
Kundi Paihama respondeu a  questões apresentados pelas crianças durante o encontro. Os menores defenderam a expansão do registo de nascimento para as maternidades, aldeias, ombalas e localidades distantes dos centros urbanos.
As crianças levantaram a questão da necessidade da atribuição urgente do Bilhete de Identidade aos menores dos seis aos 11 anos, e a montagem de duas linhas telefónicas SOS para  a denúncia de casos de violência contra a integridade dos menores.
O Encontro Provincial de Menores recomendou a criação de um espaço radiofónico para a divulgação dos direitos da criança em  umbundu, a construção de mais infra-estruturas sociais nos domínios da educação e da saúde.

Tempo

Multimédia