Províncias

Hospital Central do Huambo com mais casos de ortopedia

Marcelino Dumbo | Huambo

A maioria dos casos registados na secção de ortopedia do Hospital Central do Huambo é resultante de acidentes de viação, que ocorrem diariamente nas estradas daquela parcela do país, revelou a chefe da enfermaria daquela área.

Panorâmica da cidade do Huambo onde os acidentes de viação tendem a aumentar
Fotografia: Franciso Lopes|Huambo

Lídia Tchipunda confirmou que diariamente entram naquela secção vários doentes, muitos dos quais em estado grave, em consequência de acidentes de viação, principalmente nos finais de semana, em que a unidade chega a registar 40 casos.
Os acidentes de viação constam na lista das principais causas de mortes e internamentos, depois da malária, hipertensão arterial e infecções pulmonares.
A maior parte dos pacientes de acidentes de viação registados diariamente na secção de ortopedia é mototaxista, os conhecidos “kupapatas”, os seus passageiros ou pessoas por si atropeladas.
O  chefe do departamento de comunicação e imagem da Unidade de Polícia de Trânsito, inspector Paulo Chindele, apontou que entre Janeiro e Junho foram registados 519 acidentes e a morte de 140 pessoas, na sua maioria jovens.
As causas dos acidentes, com enormes danos humanos e materiais, calculados em vários milhões de kwanzas, são a distracção por uso de telemóveis em pleno exercício de condução, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e o excesso de velocidade, segundo Paulo Chindele.

Tempo

Multimédia