Províncias

Hospital municipal com mais serviços

Justino Victorino | Ucuma

O Hospital Municipal do Ucuma, na província do Huambo, prevê instalar, ainda este ano,  um bloco operatório e imagiologia, informou ontem, ao Jornal de Angola, o administrador daquela unidade sanitária.

Armando Lopes disse que com a abertura destes serviços, a unidade sanitária  melhora a assistência médica e medicamentosa aos munícipes. O director do Hospital Municipal do Ucuma acrescentou que, desde o início do Programa dos Serviços de Municipalização da Saúde, o sector progrediu de forma substancial em relação aos anos anteriores, especialmente nas consultas externas.
Sem revelar dados, Armando Lopes informou que, de 2011 a 2013, foi possível melhorar e aumentar  a cobertura farmacêutica.
O aumento do número de consultas e de partos e a aposta na formação e capacitação de agentes comunitários e parteiras tradicionais  constituem ganhos para o sector, pois têm permitido reduzir a mortalidade materno-infantil. disse Armando Lopes, que acrescentou que “a redução da mortalidade materno-infantil deve-se às acções do Governo da província  e seus parceiros, que têm realizado sessões de sensibilização nas comunidades” sobre os cuidados a ter para a prevenção da malária.
“Com a implementação do programa, o aparecimento dos orçamentos para o programa de municipalização da saúde, a rede sanitária melhorou significativame”.

Tempo

Multimédia