Províncias

Huambo administra vacina Pneumo-13

Azevedo Faria | Huambo

A vacina Pneumo-13 começou a ser utilizada no sábado nas distintas unidades sanitárias da província do Huambo, depois de ter sido introduzida oficialmente no centro materno-infantil “Mineira”.

Pneumo-13 é uma vacina conjugada que protege crianças e mulheres grávidas
Fotografia: Jornal de Angola

A Pneumo-13 é uma vacina conjugada, que protege crianças e mulheres grávidas contra 13 serotipos de bactérias pneumococo, disse Arminda Culembe, responsável do centro materno-infantil “Mineira”.
A médica Arminda Culembe considerou que as crianças e mulheres grávidas são vítimas de várias enfermidades. A responsável adiantou que muitas doenças podem ser prevenidas por diferentes mecanismos, tendo adiantado que o lançamento da nova vacina vai proporcionar mais protecção.
 O director provincial da Saúde do Huambo, Frederico Juliana, considerou a pneumonia como a principal causa de morte de crianças na região, diferente de outras províncias onde a malária lidera a lista de enfermidades mais frequentes.
O responsável provincial assegurou que a vacina Pneumo-13 vai beneficiar crianças, entre os seis meses e dois anos de idade, período em que apanham três vacinas, com vista a protegê-las contra doenças respiratórias agudas, provocadas pela bactéria pneumococo.
 A bactéria pneumococo é responsável por várias doenças em crianças, com destaque para a ­sinusite, bronquite, broncopneumonia, pneu­monia, meningites, sepsia generalizada, entre outras. A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Capynga Mwa­dyi, louvou os esforços que o Executivo está a empreender no domínio da saúde, acreditando que a introdução da vacina Pneumo-13 vai ajudar na redução dos elevados índices de mortalidade infantil.  A responsável da OMS salientou que a pneumonia é apontada como a segunda causa de morte de crianças menores de cinco anos.
O organismo das Nações Unidas estima que a percentagem é superior a três mil casos em cada cem mil. Em Angola há 132 mil ocorrências de pneumonia por ano.

Tempo

Multimédia