Províncias

Huambo alberga congresso de ortopedia e traumatologia

Adolfo Mundombe | Huambo

A província do Huambo acolhe de 22 a 24 deste mês, no Hospital Central, o 4º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia, informou sexta-feira o director da instituição, Welema Cipriano.

Vista parcial da cidade do Huambo onde se realiza em breve um congresso nacional
Fotografia: Francisco Lopes|Huambo

O médico disse que o Congresso, com uma duração de três dias e âmbito nacional, promovido pelo Ministério da Saúde, vai abordar casos de sinistralidade rodoviária, reabilitação dos sinistrados e, também, qualificar os quadros da instituição e de outros sectores ligados ao ramo na província e no país.
O referido congresso tem a participação de parceiros internacionais, com os quais os especialistas angolanos vão debater a actual situação da sinistralidade, reabilitação dos sinistrados e outros temas ligados à saúde e recuperação de pacientes traumatizados. 
O evento vai ser antecedido de uma reunião consultiva, entre os dias 18 e 20, que aborda temas ligados à organização de um bloco operatório, tratamento, suporte básico da vida, imobilização e envelhecimento dos ossos.
Welema Cipriano disse que, no quadro da sinistralidade e reabilitação física, o Hospital Central realiza diariamente oito cirurgias, o que preocupa o corpo clínico da instituição, por ser um dos hospitais de referência, que recebe doentes das províncias do Bié, Cuando Cubango e Cuanza Sul e dos municípios vizinhos de Benguela.

Tempo

Multimédia