Províncias

Huambo conta com mais salas de aula

Mário Clemente| Huambo

Um total de 48 novas salas de aula, com capacidade para albergar 2.200 alunos em cada turno (manhã e tarde), estão disponíveis, desde ontem, para reforçar o sector da Educação no presente ano lectivo, no município do Huambo.

Governador inaugurou as novas salas de aula
Fotografia: Francisco Lopes| Edições Novembro

As escolas foram inauguradas na vila do Lossambo, nos arredores da cidade do Huambo, pelo governador João Baptista Kussumua, sendo duas para o I ciclo do ensino primário, com 12 e 24 salas respectivamente, e uma do II ciclo do ensino secundário, com 24 salas de aula.
As  escolas  estão apetrechadas com os meios necessários para o ensino e laboratórios de informática e multimédia, Biologia, Química, Física e sala de Educação Manual e Plástica, para alunos do II ciclo do ensino secundário.
O governador provincial, João Baptista Kussumua, disse, durante o acto da abertura do ano lectivo,  que o Governo local vai catalogar crianças com boas notas a nível de todas as escolas do Huambo, no sentido de criar um programa de desenvolvimento diferenciado para esse grupo.
“Devemos ter uma lista de crianças com desenvolvimento intelectual muito alto, no sentido de criar um programa de desenvolvimento diferenciado para esse grupo e gostaria que os professores executassem essa tarefa ainda este ano, para que, no próximo ano lectivo, anunciássemos o tipo de programa que terão as crianças no Huambo.”  O governador provincial lembrou que o início de um ano lectivo ilustra sempre uma grande oportunidade, não só para os alunos, mas também para os professores, na qualidade de orientadores do processo do ensino e aprendizagem.
No presente ano lectivo, o processo docente educativo da província é assegurado com perto de 18.000 professores, 642 alfabetizadores, com a incorporação de 382 novos docentes. As estatísticas apontam que a província do Huambo conta com 195 escolas do ensino primário, que correspondem a 5.327 salas de aulas, sendo 93 escolas do primeiro ciclo do ensino primário, com um universo de 734 salas de aulas, 18 escolas do II ciclo do ensino secundário, com 286 salas, sete escolas de formação de professores com 72 salas, 4 escolas técnico-profissionais com 54 salas de aulas, perfazendo 1.217 escolas públicas, com um universo de 6.473 salas de aula.
No presente ano lectivo o ensino primário matriculou 712.597 alunos, o I ciclo do ensino secundário 113.299 alunos, II ciclo matriculou 54.926 alunos e na alfabetização e formação de adultos estão matriculados 72.186 alunos, perfazendo um total de 950.3008 alunos.
O governador provincial avançou ter consciência das enormes dificuldades que o sector apresenta, tais como a falta de salas de aula, professores, material didáctico, meios e equipamentos de trabalho.
Durante o acto de abertura do ano lectivo os alunos plantaram  360 árvores, no âmbito do programa do governo provincial de arborização, em alusão ao Dia Nacional do Ambiente.
Em termos de equipamentos sociais, para além das três escolas, a vila do Lossambo conta  com dois centros infantis, um posto de saúde, sistema de captação de água, sistema de tratamento de águas residuais e sistema de produção e abastecimento de energia eléctrica.

Tempo

Multimédia