Províncias

Huambo ganha centro de formação técnica

Juliana Domingos

A primeira Escola de Formação Profissional de Medicina Natural e Convencional, onde vão ser ministrados cursos básicos, médios e avançados, com duração de sete meses, um ano e quatro anos, respectivamente, abre em breve no Huambo.

Huambo passa a ter em breve mais um centro de formação
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

Neste primeiro ano, a escola recebe 250 estudantes, entre médicos, naturopatas e de cura espiritual, técnicos naturopatas e parteiras tradicionais, provenientes das províncias do Bié, Benguela, Moxico e Cuanza-Sul.
Para o curso básico, com duração de sete meses, e uma carga horária de 1.680 horas, serão ministradas as disciplinas de anatomia humana e da planta, fisiologia, botânica, farmacopeia, homeopatia, nutrição, hidroterapia, citoterapia, geoterapia, massoterapia e trofoterapia.
No curso médio e avançado o plano curricular contempla as disciplinas de fitoterapia, anatomia, biologia, botânica, farmacologia, fisioterapia, patologia, geoterapia, massoterapia e citoterapia.
Deste ano, fazem ainda parte as disciplinas de trofoterapia, helioterapia, hidroterapia, deontologia profissional, enfermagem geral, psicologia clínica, nutrição, análises clínicas, química, física, homeopatia, urinoterapia e informática.
A formação vai contar com formadores especialistas angolanos e estrangeiros e é aberta a todos os que se dedicam à medicina natural ou tradicional, que queiram ampliar os seus conhecimentos no ramo, para prestar melhor serviço à população.
O director-geral da medicina tradicional no Huambo, António Lopes Valério, afirmou que o projecto de formação visa capacitar e melhorar os conhecimentos dos terapeutas tradicionais, de modo a muni-los de ferramentas científicas que lhes habilite a fornecer melhor serviço durante o exercício da sua actividade.
António Lopes Valério referiu que existem muitos projectos a serem implementados, como o cadastramento de todos os terapeutas e parteiras tradicionais a nível da província.

Tempo

Multimédia