Províncias

Idosos beneficiam de bens e instrumentos de trabalho

Tatiana Marta * | Calima

Os idosos da aldeia de Cavinda, comuna da Calima, município do Huambo, receberam, na segunda-feira, diversos bens de primeira necessidade, como sabão, óleo alimentar e roupas usadas, durante as comemorações do dia consagrado às pessoas de mais idade.

Os idosos da aldeia de Cavinda, comuna da Calima, município do Huambo, receberam, na segunda-feira, diversos bens de primeira necessidade, como sabão, óleo alimentar e roupas usadas, durante as comemorações do dia consagrado às pessoas de mais idade, cujo acto provincial teve lugar naquela circunscrição.
A efeméride, que este ano se celebrou sob o lema “Inclusão plena do idoso na sociedade, um directo de cidadania”, contou com a presença dos membros da administração municipal do Huambo e do governo local.  Ao intervir no acto, a administradora municipal adjunta do Huambo, Deolinda Paulina Camarada, disse que o dia nacional do idoso serve para fazer uma reflexão profunda sobre os mais velhos, conhecer os seus problemas e as suas aflições. A governante reconheceu que o governo da província, através da Direcção Provincial do MINARS, tem consciência das várias dificuldades que os idosos atravessam, sobretudo no domínio da assistência social.
Desta forma, pediu às igrejas, autoridades tradicionais e demais instituições filantrópicas sedeadas na província, para continuarem a preservar o espírito de boa vontade, de solidariedade e de humanismo, de modo a cuidarem dos idosos.
A directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Maria Lucília, frisou que a instituição que dirige tem estado a prestar assistência aos lares dos idosos com produtos alimentares e outros utensílios, com vista a minorar as necessidades dos mesmos. Lamentou, por outro lado, o comportamento de alguns membros da sociedade que, por razões várias, expulsam os idosos do convívio familiar, tendo por isso aconselhado para mudanças de comportamento.
“Devemos continuar a respeitar os idosos como pessoas valiosas, ricas bibliotecas que tem muito para nos transmitir e não apenas como pessoas inválidas. Hoje somos jovens e amanhã, com certeza, seremos velhos”, sublinhou.   
A Direcção Provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS), distribuiu a 70 idosos do lar da terceira idade do Kavikiviki, na província do Kuando-Kubango, instrumentos profissionais.

No Kuando-Kubango

Os equipamentos foram entregues durante um almoço de confraternização, no quadro das festividades do Dia Nacional da Pessoa Idosa, que decorreu sob o lema “Inclusão plena do idoso na sociedade, um directo de cidadania”.
Ferramentas para corte e costura, agricultura, recauchutagem, serralharia e de engraxador visam fundamentalmente ocupar os tempos livres dos idosos e garantir o seu auto sustento.
Durante o acto, a directora provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social, Modesta Ngueve, disse que “a velhice é caminho para todos” e cada membro da sociedade deve prestar mais atenção à saúde e ocupação dos tempos livres dos idosos.
“É preciso passar a informação às gerações mais novas sobre o papel dos idosos na sociedade para que possam analisar o verdadeiro contributo que as pessoas idosas deram e continuam a dar no engrandecimento do nosso país”, sublinhou.
A directora provincial apelou às famílias a visitarem os lares da terceira idade. Modesta Ngueve acrescentou que o dia do idoso deve servir de reflexão e reconhecimento do seu papel na sociedade.
“Apesar das dificuldades que o país atravessa, o Executivo destina recursos e dedica muita atenção aos idosos. São evidências disso a existência de lares da terceira idade, o trabalho feito nas comunidades, os diversos serviços e apoios prestados pelos diferentes sectores estatais e privados”, disse.
Modesta Ngueve reconheceu, em nome do Governo Provincial, os esforços do Executivo na solução dos vários problemas que afectam as camadas vulneráveis e a sua inclusão na sociedade, sendo um processo em curso no país e em particular no sudeste de Angola.

(*)Com Carlos Paulino | Menongue

Tempo

Multimédia