Províncias

Instituição apoia camponeses no Huambo

Tatiana Marta | Huambo

A Cruz Vermelha de Angola (CVA) está a apoiar, desde Fevereiro, 400 famílias, organizadas em 80 associações, na comuna do Samboto, província do Huambo, com sementes e fertilizantes.

Cruz vermelha de Angola quer incentivar os camponeses do Samboto a criarem excedentes
Fotografia: Jornal de Angola|

O coordenador de pesquisa do CVA, António Satota, disse que esta ajuda se destina a garantir a segurança alimentar destas famílias e contribuir para o aumento da produtividade e diversificação das culturas agrícolas.
A Cruz Vermelha de Angola quer incentivar os camponeses do Samboto a criarem excedentes de produtos do campo para combater a fome. O projecto é de âmbito nacional e está a ser executado em diversas localidades das províncias do Huambo, Bié e Kwanza-Sul.
Além da distribuição de sementes, hortícolas e fertilizantes, a CVA na província do Huambo desenvolve também uma campanha de  sensibilização da população carenciada, sobre saúde comunitária e prevenção de doenças.
António Satota alertou os camponeses que há indivíduos que cobram dinheiro pela localização de familiares, o que classificou de procedimento errado. “Alertamos a população para ter cuidado com certos indivíduos que se fazem passar por funcionário da agência de pesquisa da Cruz Vermelha de Angola, e cobram quantias monetárias para o processo de localização de familiares”, alertou.
O coordenador disse que, ao longo do primeiro semestre deste ano, o número de pessoas que recorreram à instituição para a localização dos seus familiares diminuiu, devido à facilidade dos meios de comunicação. “Este ano foi registado apenas um processo de localização de família e dois pedidos de pesquisa”, recordou, notando que a falta de transporte dos trabalhadores e a remuneração financeira condigna estão entre as principais dificuldades que impossibilitam o apoio às famílias que vivem distantes.
Apesar destas contrariedades, António Satota considera razoável o funcionamento da instituição na província, uma vez que está presente nos 11 municípios.

Tempo

Multimédia