Províncias

Lançado projecto-piloto "Huambo cidade limpa"

Juliana Domingos | Huambo

Um projecto-piloto de limpeza, denominado “Huambo cidade limpa”, foi apresentado aos munícipes pelo governo, durante a campanha de limpeza que decorreu na avenida Amílcar Cabral.

O projecto-piloto, sem fins lucrativos, foi concebido pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, com o objectivo de promover a mobilização geral das famílias e dos seus membros, com vista à sua participação activa nas questões de natureza comunitária, com destaque para o saneamento básico e cuidados primários de saúde.
A primeira fase do referido projecto visa a limpeza de artérias seleccionadas e a segunda tem uma componente de formação profissional de mulheres, sobre técnicas de fabrico de sabão artesanal, confecção de alimentos derivados da soja, corte e costura, culinária e gestão de pequenos negócios.  
Para a limpeza das principais ruas da cidade, a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Frutuosa de Jesus, disse que serão utilizados mecanismos e soluções simples e eficientes para se retirar e eliminar os amontoados de lixo.
Frutuosa de Jesus acrescentou que, com este projecto, o Governo do Huambo, particularmente a Direcção Provincial da Família, pretende também aumentar o rendimento familiar e as oportunidades de emprego para os jovens, incentivar a adesão à formação profissional e baixar o índice de doenças diarreicas agudas, febre-amarela, tétano, doenças respiratórias agudas, cólera e paludismo.
“O governo quer higienizar todas as ruas da cidade e sensibilizar os munícipes sobre as regras de convivência e conservação ambiental”, disse Frutuosa de Jesus, acrescentando que se espera, com a implementação do projecto na cidade, que muitas mulheres encontrem oportunidades de negócio que possam criar melhores condições de vida para as suas famílias.
O projecto tem valores estipulados em 13.669.200.00 kz e conta ainda com a parceria da empresa Rui Paiva & Filhos na recolha de lixo. Para a sua execução, foram disponibilizados equipamentos técnicos, como meios rolantes, um camião, duas máquinas, carrinhos de mão, vassouras, pás, sacos plásticos e vários outros.
O vice-governador do Huambo para o sector Político e Social, Guilherme Tuluca, reconheceu que este projecto-piloto, além de livrar as comunidades do lixo, vai permitir que algumas senhoras e famílias que enfrentam dificuldades, por serem vítimas de maus-tratos e de violência doméstica, tenham oportunidade de ter algum dinheiro.
O administrador municipal do Huambo, Irineu Sacaala, disse que as autoridades locais vão envidar esforços para melhorar o saneamento básico da cidade.

Tempo

Multimédia