Províncias

Mais crianças vacinadas na campanha contra a pólio

A primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que decorreu de 12 a 14 de Abril, permitiu a vacinação de mais de 31.927 crianças menores de cinco anos, no município de Longonjo, província do Huambo, ultrapassando as expectativas.

Envolvimento das autoridades locais e tradicionais permitiu o êxito da primeira fase da campanha
Fotografia: Jornal de Angola

O facto foi revelado à Angop pelo chefe de repartição da Saúde da administração municipal, Henriques Aurélio, para quem o envolvimento das autoridades administrativas, tradicionais e sociedade civil contribuiu para o êxito da campanha.
A ideia inicial era imunizar 29.751 petizes. A campanha, que decorreu no sistema “porta a porta”, envolveu 280 pessoas, entre vacinadores, supervisores, mobilizadores e membros da comissão técnica, que se desdobraram para ir às localidades mais longínquas.
Entretanto,  Mais 3.473 crianças dos zero aos cinco anos de idade foram vacinadas em três, dos dez municípios do Kwanza-Norte, no quadro da campanha nacional de imunização contra a paralisia infantil. A vacinação decorreu nos municípios da Banga, Golungo Alto e Ambaca.
Dos resultados alcançados constam a imunização de 2.715 crianças no município da Banga, onde foram disponibilizadas três mil doses de vacinas antí-pólio para assegurar a campanha.
No município do Golungo Alto foram vacinadas 6.502 crianças menores de cinco anos.
Na cobertura da campanha foram constituídas 15 equipas de vacinação, integradas por vacinadores, supervisores, mobilizadores e coordenadores de vacinação, que actuaram no sistema porta a porta.
No município de Ambaca, as autoridades sanitárias locais vacinaram 21.256 crianças, graças a colaboração das autoridades tradicional e de toda comunidade.
 A campanha foi assegurada por 56 equipas integradas por mobilizadores, vacinadores e supervisores de equipas.

Tempo

Multimédia