Províncias

Mais técnicos no mercado de trabalho

Elautério Silipuleni

A Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Ondjiva, no Cunene, outorgou sábado diplomas a 129 finalistas do segundo curso de  enfermagem geral e de análises clínicas, para dar resposta à necessidade crescente de profissionais nas unidades sanitárias da província.

Objectivo é melhorar a assistência à população
Fotografia: Edições Novembro

Do grupo dos finalistas,84 são do curso de enfermagem geral e 45 de análises clínicas, que vão reforçar os serviços de saúde no Cunene.
A directora da Escola Técnica de Saúde de Ondjiva, Ana Dionísio, disse que a acção formativa teve a duração de quatro anos. Acrescentou que a formação de quadros no sector da Saúde deve ser feita com qualidade, pelo facto de constituir um factor de desenvolvimento social e sanitário, além de  assumir um papel importante no Plano Nacional de Saúde, iniciado há três anos e que se estende até 2025.
Ana Dionísio fez saber que os avanços alcançados manifestam de forma notável a melhoria dos indicadores que permitiram o reforço das  capacidades institucionais de saúde, no asseguramento da redução da mortalidade materno-infantil e na aproximação dos serviços às  comunidades.
A Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Ondjiva, acrescentou, está  comprometida com a formação de bons técnicos, com vista a auxiliar o  sector na província a ocupar cada vez mais espaço no Sistema Nacional de Saúde.
Apelou aos novos técnicos de saúde no sentido de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação, de modo a receberem o mesmo diploma na vida profissional.O governador do Cunene, Kundi Paihama, disse que a formação  profissional no sector da saúde é um factor relevante da estratégia do Executivo angolano para o desenvolvimento do pais.
Kundi Paihama salientou que a formação de técnicos de saúde constituiu prioridade para o Executivo, tendo em conta a carência de quadros qualificados e auxiliares nas zonas mais recônditas, o que exige, de forma célere e eficiente, a capacitação de mais técnicos qualificados.

Tempo

Multimédia