Províncias

Meios de trabalho para camponeses

Justino Vitorino | Hengue

As associações e cooperativas de camponeses da aldeia de Chicunda, comuna do Hengue, município do Bailundo, no Huambo, receberam, ontem, meios de produção agrícola, para garantir o fomento de pequenos negócios e melhorar  as condições de vida dos seus filiados.

Entre os meios, constam motorizadas de duas e três rodas, para possibilitar o escoamento de produtos do campo para os principais mercados da província, charruas, tractores, adubos químicos, enxadas, catanas, moto-bombas, com os respectivos sistemas de irrigação, sementes diversas, utensílios domésticos, vários bens industriais e de primeira necessidade.
O governador da província do Huambo, Kundi Paihama, disse que os meios agrícolas entregues às famílias camponesas vão proporcionar melhores condições aos seus membros e servir de alavanca para o fomento de pequenos negócios e o aumento das  rendas domésticas.
Kundi Paihama encorajou os ex-militares, que constituem a maioria nas associações e cooperativas, a continuarem a apostar na sua formação académica, com o propósito de cultivarem o espírito de iniciativa de negócios próprios.
O soba grande da aldeia de Chicunda, Lúcio Tchissandju, um dos beneficiários e responsável da cooperativa agrícola Chicunda-Hembe, enalteceu os esforços do Executivo em apoiar as famílias camponesas com meios e garantiu conservá-los, para que possam garantir o auto-sustento.

Tempo

Multimédia