Províncias

Meios diversos entregues à administração municipal

Meios diversos para a recolha e depósito de resíduos sólidos, entre compactadora, dois tractores e contentores foram entregues à administração do município do Huambo pelo governador provincial, com vista a manter a higiene da cidade.

João Baptista Kussumua instou os funcionários da administração a olharem para a cidade como se fosse a sua própria casa, sentindo-se, cada vez mais, felizes ao contribuírem com acções tendentes à melhoria do saneamento básico. Dos meios entregues, constam uma compactadora, dois tractores e 84 contentores.
“Contamos com a vossa simplicidade, aptidão, competência e do prestígio como pessoa, tendo em vista a gestão dos meios colocados à disposição, para evitar a existência de lixo na capital da província”, disse o governador, solicitando o envolvimento e a colaboração da população na organização das ruas da cidade.
João Baptista Kussumua orientou, também, os quadros da administração a evitarem o crescimento de capim ao longo das estradas, passeios e, ao mesmo tempo, reforçar a limpeza das sarjetas, para o escoamento da água da chuva. Com o mesmo propósito, o secretariado da JMPLA promoveu uma campanha de limpeza, consubstanciada na recolha de resíduos sólidos e de corte de capim em algumas artérias e bairros periféricos da cidade capital do planalto central, para melhorar a imagem da urbe e incentivar o voluntariado aos militantes da organização.
Recentemente, o governo da província apresentou um novo modelo de recolha de resíduos sólidos, que vai consistir no depósito de lixo pelos munícipes em horas e locais previamente indicados, sendo que a recolha deverá ser feita até às 0h00.

Novo modelo

O novo modelo de recolha de lixo prevê que os cidadãos depositem os resíduos sólidos em locais identificados pela administração e em horários definidos (17h00 às 22h00 na zona urbana e das 15h00 às 18h00 nos arredores da cidade). Estima-se que, mensalmente, são recolhidas na cidade do Huambo e arredores 490 toneladas de resíduos. 

Tempo

Multimédia