Províncias

Milhares de alunos estão matriculados

Mais de 46 mil adultos estão matriculados nos cursos de alfabetização nos módulos I, II e III, assim como no método “Sim eu posso”, afirmou na sexta-feira o coordenador provincial do Huambo do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE).

Pedro Tchiyaya disse ao Jornal de Angola que este ano a adesão dos alfabetizandos  é muito grande e, apesar de as mulheres serem a maioria, já se nota também a presença de muitos homens nas aulas.
Quanto aos alfabetizadores, a província tem 1.316 professores com contratos com o Ministério da Educação, que recebem normalmente os seus salários, além de dois mil voluntários, que recebem um estímulo local de 20 mil kwanzas.
“Não temos queixas de alfabetizadores, porque a nossa preocupação, neste momento, é pôr os professores voluntários para serem efectivos, através de contratos com o Ministério da Educação”, esclareceu o coordenador.
Pedro Tchiyaya disse não haver problemas quanto ao material didáctico, pois a sua instituição tem o suficiente para assegurar o funcionamento das aulas.
“Nesta fase, estamos a distribuir cadernos, lápis, borrachas, pranchetas, manuais do módulo e do método “Sim eu posso”, além de outros de língua umbundo e quadros pretos novos", referiu o coordenador provincial.
Os alfabetizadores estendem-se até às zonas rurais, onde às vezes encontram pequenas contrariedades pela escassez de material, situação que está a ser ultrapassada.

Tempo

Multimédia