Províncias

Milhares de novos estudantes na quinta região académica

Marcelino Wambo

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) conta, neste ano académico, com 2.656 novos estudantes, perfazendo um total de 16.659 a frequentar diversos cursos ministrados em todas as unidades orgânicas.

Aspecto do Huambo onde aumenta o número de universitários
Fotografia: Francisco Lopes | Edições Novembro |

Em conferência de imprensa, para esclarecer os preparativos do ano académico, o reitor da quinta região académica, Cristóvão Simões, disse que mais de 300 docentes, entre nacionais e estrangeiros, estão preparados para garantir o curso das aulas em todas as unidades orgânicas.
Todos os anos a universidade gradua mais de mil licenciados e no próximo mês de Abril está prevista a entrega de certificados e diplomas aos novos técnicos superiores, formados até 2017. Segundo Cristóvão Simões, a quinta região académica tem disponíveis 15 cursos de licenciatura, entre os quais o de direito, medicina animal e humana, ciências agrárias, economia, e seis de mestrado.
No quadro do cumprimento do Plano Nacional de Formação de Quadros, 3.360 estudantes licenciados entre 2013 e 2016 já receberam os seus certificados e diplomas de graduação. Em 2017 a UJES conferiu pela primeira vez certificados e diplomas de mestrado, com suporte científico das universidades de Lisboa e Autónoma de Barcelona, Espanha.
O reitor reconheceu serem ainda deficitárias as condições para a realização de investigação e inovação nos domínios da ciência e tecnologia. O académico apontou que, para o cumprimento destes objectivos, a Universidade José Eduardo dos Santos precisa de recursos humanos.
Cristóvão Simões acrescentou que a Universidade José Eduardo dos Santos pretende ser, dentro de mais duas décadas, uma instituição inovadora e de referência no contexto nacional, regional e internacional.

Tempo

Multimédia