Províncias

Missão Católica da Hanga beneficia de diversos bens

Victória Quintas | Huambo

Os deputados da bancada parlamentar do MPLA, do círculo provincial do Huambo, doaram, no fim de semana, bens de primeira necessidade ao orfanato das Irmãs de São José de Cluny, afecto à Missão Católica da Hanga, no município do Bailundo.

Deputados da bancada parlamentar do MPLA doam diversos bens de primeira necessidade
Fotografia: José Cola | Edições Novembro

A comitiva, constituída pelas deputadas Maria do Rosário Amadeu e Bibiana Nandombua, visitou a instituição e doou arroz, açúcar, óleo alimentar, sumos, detergentes, panos e cobertores, com vista a minimizar a carência de meios de primeira necessidade, com que o orfanato se debate. 
Na ocasião, a deputada Bibiana Nandombua disse que o gesto visa saudar o mês da mulher e serviu para visitar o lar onde se encontram as crianças carenciadas, com falta de familiares directos e a­poiadas pelas madres da Congregação de São José de Cluny.
Bibiana Nandombua apelou a outras sensibilidades e pessoas singulares a serem mais solidárias com as crianças daquele orfanato, que muito precisam deste tipo de ajuda. A responsável do orfanato, a irmã Remígia Kwayela, agradeceu o gesto e disse que a ajuda veio em boa hora, já que, para o sustento das crianças, o centro vive de ajudas de instituições públicas, privadas e pessoas singulares.
A madre revelou que neste momento necessitam de um fogão  para preparar os alimentos das 32 crianças, de zero a sete anos.
“Temos tido também muita dificuldade em adquirir fraldas descartáveis para os mais pequenos e precisamos de  reabilitar o pátio onde brincam as crianças, porque cinco minutos depois do banho já estão todas sujas.”
Após atingir a adolescência, caso algum familiar se mostre interessado assumir o jovem, assina um termo de compromisso, caso contrário o adolescente é  encaminhada para o internato.
O internato alberga 34 jovens do sexo feminino. A Missão Católica da Hanga localiza-se a dez quilómetros da vila municipal.

Tempo

Multimédia