Províncias

Missão Católica do Mungo precisa de obras de restauro

Justino Vitorino | Mungo

A Missão Católica de Monte Alegre, no município do Mungo, província do Huambo, precisa de obras de requalificação para voltar a servir de forma regular e condigna as comunidades circunvizinhas, disse ontem o pároco daquela instituição, Francisco Chimuco.

Missão Católica de Monte Alegre
Fotografia: Jornal de Angola

O vigário lembrou que a missão, fundada há 55 anos, foi sempre um local de referência, tanto na formação de quadros como na expansão do evangelho. Das suas salas de aula saíram homens e mulheres com formação, muitos dos quais ocupam hoje lugares de destaque no aparelho do Estado.
O conflito armado que assolou o país e a região em particular, não poupou as infra-estruturas, destruiu as escolas, o único posto de saúde e outros meios sociais, que serviam as comunidades, disse o vigário Francisco Chimuco, que pede às autoridades governamentais ajuda para requalificar aquela que é uma das missões mais antigas da região e formadora de várias gerações.
“A Missão Católica de Monte Alegre, como outras existentes no país, congrega várias infra-estruturas sociais, como escolas, internato de rapazes e raparigas, posto de saúde e outros serviços que ajudam a formar o homem novo, por isso pedimos ao Governo que nos ajude a recuperar a nossa missão, para podermos continuar a receber alunos e crianças”, disse o pároco. A missão tem uma escola provisória do ensino primário, com nove salas de aula para 300 alunos matriculados. “Temos jovens que podem frequentar o primeiro ciclo do ensino secundário, mas, por falta de escolas, muitos são obrigados a percorrer longas distâncias, da missão à sede municipal do Mungo”, revelou Francisco Chimuco.
O pároco disse que a população reclama pela implantação de serviços sociais básicos e a reabilitação e construção de infra-estruturas, com vista a melhorar as condições de vida, a começar pela própria missão, como a residência dos missionários, orfanato e refeitório, além de escolas, centros e postos de saúde.
O director provincial da Educação, Sampaio do Amaral, disse que o Governo tem em carteira a construção de uma escola para o ensino primário e a ampliação da rede escolar da Missão Católica de Monte Alegre.

Governador visita missão

O governador do Huambo, João Baptista Kussumua, que visitou aquela missão pela primeira vez, referiu que a igreja tem sido um grande parceiro do Governo e garantiu que este, no quadro das suas acções, tem como prioridade aumentar a oferta dos serviços sociais básicos às populações. A Missão Católica de Monte Alegre está situada no município do Mungo e foi fundada a 18 de Agosto de 1962.

Tempo

Multimédia