Províncias

Mulheres pedem terras para fomentar o cultivo

Juliana Domingos | Huambo

Várias mulheres do Huambo pediram ao governador da província a concessão de mais parcelas de terra para o fomento da actividade agropecuária.

O pedido foi feita durante um encontro de auscultação com o governador provincial, João Baptista Kussumua, o qual contou com a participação de representantes dos 11 municípios que manifestaram total disponibilidade para trabalhar com as autoridades provinciais no processo da diversificação da economia.
A ideia é aumentar as áreas de lavoura e o crescimento da produção agro-pecuária. As mulheres defenderam que só com o aumento da produção é que as famílias podem ultrapassar as dificuldades alimentares e sociais por elas vividas no dia-a-dia.
Para se combater a fome e a pobreza, as mulheres reconheceram ser fundamental o apoio técnico e a assessoria aos camponeses por parte do governo da província.
As mulheres disseram querer participar na recuperação das indústrias, no combate à delinquência, na formação profissional, na alfabetização e na aceleração do desenvolvimento económico-social da província, de modo a se elevar o nível de vida das populações.

Centros de formação

As representantes das mulheres do Huambo querem que se criem na província centros de formação feminina para acolher as mais desfavorecidas e dar-lhes educação para que contribuem para a moralização da sociedade.
Também falaram da necessidade de construção de mais espaços de lazer,jardins, centros culturais e campos desportivos em todos os municípios da província, uma forma de ocupar os jovens e afastá-los dos maus caminhos.
A discriminação da mulher nas instituições públicas e privadas, sobretudo no período da gestação, a questão da fuga à paternidade foram questões debatidas no encontro com  o governador provincial.
O governador provincial do Huambo, João Baptista Kussumua, disse que todas as questões colocadas deverão ter resposta em tempo oportuno e enalteceu o papel das mulheres na educação e instrução dos filhos.

Tempo

Multimédia