Províncias

Multiplicação de sementes para diversificar a economia

António Canepa|Huambo

Dezenas de hectares estão a ser desbravados nas províncias do Huambo e Bié pela cooperativa agrícola Sementes do Planalto, para a implementação do projecto de multiplicação e melhoramento de sementes, informou ontem ao Jornal de Angola na cidade do Huambo o presidente da  associação.

Francisco Vemba referiu que o  objectivo da cooperativa é   multiplicar e melhorar todo o tipo de sementes, mas nesta primeira fase vão ser multiplicadas apenas as sementes de milho, feijão e soja.
Com a implementação do projecto, os associados pretendem contribuir na diversificação da economia nacional por via da multiplicação de sementes na região do Planalto e ajudar o Governo a reduzir as importações, explicou Francisco Vemba.
Sementes do Planalto é uma cooperativa de produtores de qualidade das províncias do Huambo e Bié. A instituição conta com o apoio da Organização Não Governamental espanhola Codespa e, entre os vários propósitos, afirma-se como um instrumento dos camponeses da região para melhorar o acesso a sementes de qualidade e para ultrapassar as dificuldades na comercialização das suas produções.
A cooperativa agrupa as produções de mais de 100 pequenos e médios agricultores e, desde a sua constituição, em Fevereiro último, no Huambo e Bié, tem-se afirmado como parceiro dos governos das respectivas províncias nos seus programas de extensão rural e dos agentes económicos da região.
Para se ter a certeza se uma semente é de qualidade é necessário um acompanhamento rigoroso, depois de ela ser testada e analisada em laboratório para verificar o seu poder de germinação, explicou Francisco Vemba. “Com a implementação do projecto de multiplicação e melhoramento das sementes, a região vai deixar, a curto prazo, de depender das importações, sobretudo do milho, soja e feijão”.
A cooperativa Sementes do Planalto foi criada para dar resposta à fraca produção apresentada pelos camponeses devido à falta de qualidade das sementes.

Tempo

Multimédia