Províncias

Novo centro de baciloscopia abre este mês

O centro de baciloscopia do município da Caála, para diagnóstico da tuberculose, tem a partir de finais de Agosto melhores condições para os seus técnicos funcionarem e de acomodação dos pacientes, com a inauguração de um novo edifício, cujas obras de construção decorrem desde Junho.

O chefe da Repartição local da Saúde, Albino Ndumbi Ernesto, disse segunda-feira à Angop que a construção da infra-estrutura enquadra-se no programa de requalificação das unidades sanitárias do município. Albino Ernesto referiu que o futuro centro municipal de baciloscopia tem, entre outros compartimentos, salas para consulta, diagnóstico laboratorial e observação.
Pelo menos 73 casos de malnutrição aguda infantil foram diagnosticados nos primeiros seis meses deste ano nas unidades sanitárias da província do Huambo, cifra que representa um aumento de 60 novos casos em comparação aos diagnosticados em idêntico período do ano anterior.
A informação foi avançada segunda-feira à Angop pelo director provincial da Saúde, Frederico Juliana, que aponta a falta de informação dos pais e encarregados de educação sobre a dieta alimentar a dar aos filhos como a principal causa deste aumento.
O director informou que as autoridades sanitárias, preocupadas com a situação, estão a intensificar as campanhas de sensibilização no seio das comunidades, para combater tal epidemia, bastante frequente nas zonas rurais.
Frederico Juliana mencionou que  Huambo ocupa actualmente a quinta posição entre as 18 do país com maior registo de malnutrição aguda.

Tempo

Multimédia