Províncias

Novos empreendimentos em Catata e em Calenga

Victória Quintas | Huambo

A comuna da Catata, no mu-nicípio da Caála, província do Huambo, conta com mais um centro de saúde, inaugurado pelo administrador Francisco Cata.

Entre os empreendimentos inaugurados consta uma escola
Fotografia: Edson Fabrízio | Edições Novembro| Bié

O centro médico, construído no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimen-to Local e Combate à Pobreza, dispõe de cinco consultórios, quatro salas de internamento, farmácia, laboratório de análises clínicas, salas de parto, pré-parto e pós-parto, bem como área administrativa, com salas de reuniões e espera, refeitório e dormitórios para os técnicos.
As obras do centro de saúde ficaram orçadas em 93.285.757 kwanzas.
O administrador Francisco Cata inaugurou também mais uma escola primária na co-muna de Calenga, com capacidade para acolher mais de 630 alunos, em dois períodos. A escola conta com sete salas de aula, área administrativa e secretaria-geral, dois gabine-tes, cantina e casas de banho. As obras ficaram orçadas em 54.983.250,00 de kwanzas.
No âmbito do Programa de Investimentos Públicos, foi construído, junto à escola, um sistema de abastecimento de água, com oito torneiras, que, além de servir os alunos, beneficiará os moradores dos bairros da Canoa, Cãnala e Hoji-Ya-Henda, todos pertencentes à comuna da Catata.
O administrador municipal da Caála lamentou o atraso na entrega desses empreendimentos sociais, pois as obras do centro de saúde começaram em 2013 e da escola em 2014, com prazos de execução previstos para seis meses, assegurando que factores de ordem financeira que o país atravessa estiveram na base dos incumprimentos dos prazos, pelo que agradeceu os habitantes pela compreensão.

Tempo

Multimédia