Províncias

Novos médicos reforçam saúde

Azevedo Faria e Estácio Camassete | Huambo

A Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos, na cidade do Huambo, forma, este ano, os primeiros 63 médicos, informou o vice-decano para a área científica, Lucas Nhiamba.

Vista parcial da cidade do Huambo onde os estudantes contam com mais opções na escolha de cursos de nível técnico e superior
Fotografia: WWW.JAIMAGENS.COM

O académico disse que em 2009 foram inscritos nos diferentes cursos de medicina 80 estudantes, dos quais 63 terminam agora a licenciatura nas especialidades de electromedicina, enfermagem, laboratório de análises clínicas e medicina geral.
A Faculdade de Medicina tem por objectivo formar médicos e técnicos superiores nas diferentes áreas de saúde e investigação científica.“É um ganho para a universidade, para a província e para o país, que passa a dispor de mais quadros superiores no ramo da saúde, que podem reforçar a área sanitária e cobrir as regiões distantes dos principais centros urbanos”, reconheceu o académico.
Lucas Nhiamba disse que a faculdade vai continuar a envidar esforços no sentido de aumentar a população estudantil nos cursos de saúde e formar quadros com qualidade e rigor científico.
Salientou que, desde o começo, a faculdade enfrentou grandes dificuldades, mas hoje muita coisa ficou superada apesar de haver ainda défice de docentes, sobretudo nos três últimos anos académicos.
Lucas Nhiamba apontou a falta de uma biblioteca especializada, laboratórios, meios de transportes como algumas das dificuldades  da instituição.

Mais cursos técnicos


Mais dois cursos técnicos, Engenharia Mecânica e Engenharia Hidráulica, o último introduzido pela primeira vez no ensino superior no país, começam a ser leccionados este ano no Instituto Superior Politécnico do Huambo.
O anúncio dos novos cursos foi feito no acto da assinatura de um memorando de entendimento, na sede do Governo Provincial, rubricado pelo vice-governador do Huambo para o Sector Político e Social, Guilherme Tuluka, e a secretária de Estado do Ensino Superior para a Ciência e Inovação, Maria Augusta Martins,  quando da sua visita de trabalho efectuada recentemente à província. No memorando de entendimento as duas partes comprometem-se a criar as condições necessárias para o começo dos novos cursos no Instituto Superior Politécnico.
A Universidade José Eduardo dos Santos, com sede na cidade do Huambo, foi criada em 2009, no quadro do Decreto 7/9 de 12 de Maio do Conselho de Ministros, que estabelece a reorganização da rede de instituições de ensino superior público, a criação de novas instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, até então a única universidade pública em funcionamento no país. A Universidade José Eduardo dos Santos pertence à Quinta Região Académica de Angola, que integra, além do Huambo, as províncias Bié e Moxico, e ministra diversos cursos.

Tempo

Multimédia