Províncias

Parteiras são formadas

Estácio Camassete | Huambo

A directora provincial em exercício da Família e Promoção da Mulher anunciou que 80 parteiras tradicionais são formadas e treinadas nos municípios do Ucuma, Longonjo e Chinjenje, na província do Huambo, no quadro das comemorações da Jornada da Mulher Rural, a assinalar no dia 15.

Parteiras estão agora mais esclarecidas
Fotografia: Paulo Mulaza

Wilni Ekuikui falava na abertura da Jornada da Mulher Rural, promovida pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher, sob o lema “O contributo da Mulher Rural no processo de Desenvolvimento”.
O projecto de formação e treino das parteiras tradicionais conta com a parceria da Direcção Provincial da Saúde. Em Junho realizou-se a primeira fase da formação, enquanto a segunda está agendada para este mês e a terceira para o final do ano.
Além da formação de parteira, está prevista uma jornada de reflexão e realização de actividades em prol da promoção da mulher rural. A Jornada tem o objectivo de divulgar os resultados obtidos no processo de auscultação da mulher rural, a nível das comunas e municípios da província do Huambo e finalizar o gráfico do Programa Nacional de Desenvolvimento da Mulher Rural, aprovado pelo decreto presidencial 138/12 de 20 de Junho.
Wilni Ekuikui disse que no âmbito da promoção da mulher rural foram já formadas algumas cooperativas femininas, com destaque para Twamamako, na comuna da Chipipa, que é constituída por 58 mulheres e famílias unidas do Bailundo que estão a servir de experiência no desenvolvimento da agricultura.

Tempo

Multimédia