Províncias

Parteiras tradicionais recebem instrumentos

Mário Clemente| Huambo

A Direcção Provincial do Huambo da Família e Promoção da Mulher doou a 1.200 parteiras tradicionais kits hospitalares para o exercício da sua actividade.

Parteiras tradicionais estão agora mellhor equipadas para exercer a actividade
Fotografia: Jornal de Angola

A Direcção Provincial do Huambo da Família e Promoção da Mulher doou a 1.200 parteiras tradicionais kits hospitalares para o exercício da sua actividade.
A entrega dos instrumentos foi feita no âmbito da Jornada da Mulher Rural, promovida pela direcção provincial.
O objectivo da Jornada da Mulher Rural, que teve a duração de um mês e terminou no fim-de-semana, foi, como sugere o próprio nome da iniciativa, sensibilizar as mulheres das zonas rurais sobre os cuidados que devem observar com os bebés.
Na jornada foram abordadas questões como o papel da mulher rural relativamente à segurança alimentar e nutricional e partos tradicionais.
A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria do Rosário Amadeu, sublinhou a importância da cobertura de redes sanitárias nas zonas rurais, visto que a mulher rural tem tido um papel muito importante no auxílio às grávidas e parturientes.
 Maria do Rosário Amadeu referiu que as parteiras tradicionais devem merecer o apoio e carinho de toda a sociedade, visto que “têm feito um grande trabalho, sem qualquer remuneração”.
A responsável da direcção provincial da Família e Promoção da Mulher referiu que a instituição pode, posteriormente, apoiar as parteiras tradicionais com outros meios.
Maria do Rosário Amadeu elogiou os homens que se oferecem para a actividade de parteiros e prometeu fornecer-lhes equipamentos para o efeito.
“Os homens que se formarem para parteiros irão receber também os seus kits,” prometeu.

Tempo

Multimédia