Províncias

População beneficia de mais água potável

Mário Clemente

Um total  de cem mil famílias do município de Ecunha, no Huambo, beneficiam, nos próximos tempos, de mais água potável, depois de concluídas as obras do novo sistema da captação e distribuição, em curso na circunscrição.

Habitantes de Ecunha vão ter água mais próximo de casa
Fotografia: Maria Manuel| Edições Novembro

O projecto, que contempla a construção de um reservatório com capacidade de cem metros cúbicos de água, vai beneficiar as famílias residentes na vila e nos bairros periféricos, incluindo o Hospital Municipal.
Durante a visita de constatação ao andamento das obras, feita pelo governador da província, João Baptista Kussumua, ficou-se a saber que a empreitada encontra-se na ordem dos 72 por cento de execução física e até Agosto próximo deve finalizar e ser entregue ao Governo, para a sua inauguração oficial.
“Ecunha precisa deste sistema de água funcional, visto que temos aqui um hospital novo, além de instituições escolares”, frisou o governador, que disse estar certo de que, com a entrada em funcionamento do novo sistema, muitas doenças transmitidas pelo consumo de água imprópria vão ser reduzidas consideravelmente no município.
O soba grande do município, Benjamim Catumbela, reconheceu, com satisfação, o esforço do Executivo de garantir melhor qualidade de vida à população. “Toda a gente está contente, porque todos nós vamos beber água tratada, o que vai nos permitir melhorar a qualidade de vida”, sublinhou a autoridade tradicional.
O líder religioso, Júlio Marcelino, disse, por seu turno, que, com a entrada em funcionamento da nova central de captação e distribuição, as comunidades vão deixar de percorrer longas distâncias em busca de água.

Tempo

Multimédia