Províncias

População do município da Caála trata do novo Bilhete de Identidade

João Constantino | Caála

Os munícipes da vila da Caála começaram a tratar, na semana passada, o novo Bilhete de Identidade, com a entrada em funcionamento da unidade móvel naquela localidade.

Os munícipes da vila da Caála começaram a tratar, na semana passada, o novo Bilhete de Identidade, com a entrada em funcionamento da unidade móvel naquela localidade.
O responsável da unidade móvel, Paulo Gomes, disse ontem que, desde o início da emissão do documento, mais de 100 cidadãos receberam o novo Bilhete de Identidade.
De acordo com Paulo Gomes, o objectivo é levar as unidades móveis de emissão do novo BI a todos os municípios, mas tudo ainda está condicionado à chegada de uma carrinha que passa a fazer a recolha de dados nos restantes municípios.
Para além dos munícipes da Caála, cidadãos dos municípios do Ekunha, Lonjongo e Ukuma têm acorrido ao posto de unidade móvel da Caála, como é o caso da jovem Adelina Kanjongo, 25 anos, que teve de se deslocar do município do Tchindjendje, cerca de 80 quilómetros, para tratar o novo Bilhete de Identidade.
O director provincial de Identificação do Huambo, Ernesto Estêvão Pedro, confirmou a colocação da unidade móvel de emissão no município da Caála, mas justificou que pode haver algum atraso na entrega dos novos BI emitidos na unidade móvel, devido a falha de comunicação com a capital, Luanda.
“Nesta altura das chuvas temos registado muitas quebras no sinal, on-line, que vem de Luanda. Isso impossibilita a emissão e a entrega dos novos bilhetes”, disse.
O responsável pelo sector da identificação na província do Huambo acrescentou que são emitidos em média cem novos bilhetes na província do Huambo.
Desde que começou a ser emitido o novo Bilhete de Identidade na província do Huambo, estima-se que mais dois mil cidadãos tenham tratado e recebido o documento.

Tempo

Multimédia