Províncias

Prioridade é o saneamento básico

Justino Vitorino | Huambo

 A Administração municipal do Huambo vai dar prioridade, no seu programa para este ano, às políticas de melhoramento do saneamento básico e limpeza da cidade, com vista a criar uma nova imagem e um ambiente mais saudável.

Vista parcial da cidade do Huambo onde está a ser melhorado o saneamento básico
Fotografia: Jornal de Angola

 A Administração municipal do Huambo vai dar prioridade, no seu programa para este ano, às políticas de melhoramento do saneamento básico e limpeza da cidade, com vista a criar uma nova imagem e um ambiente mais saudável.
Além deste projecto, de acordo com o administrador municipal, José de Melo, que na quarta-feira prestou a informação ao Jornal de Angola, a instituição vai dar continuidade ao programa de distribuição de terrenos, atendendo às solicitações já efectuadas o ano passado, para que, até ao fim de 2011, possa concluir a quarta fase na reserva fundiária da zona industrial da Chiva.
A expansão e a melhoria da qualidade de ensino, principalmente no primeiro ciclo do ensino primário, a redução do número de crianças ainda fora do sistema normal e o aumento das infra-estruturas escolares constam igualmente das prioridades das autoridades administrativas da sede do Huambo.
O administrador disse que tudo será feito para que mais jovens sejam inseridos na função pública, através da criação de mais postos de trabalho. Neste capítulo, apesar das limitações, principalmente em termos de idade, no ano passado as instituições empregadoras abriram algumas excepções que permitiram enquadrar muitos ex-militares no mercado de emprego.
Quanto ao sector da construção, José de Melo disse que, durante o ano transacto, mais de 10 mil pedidos para construção de infra-estruturas diversas deram entrada na administração municipal, processos que estão a receber o devido tratamento.
A este propósito, o administrador apelou para que os munícipes denunciem todos os utentes e proprietários de mais de um terreno.
A administração dispõe já de uma base de dados e vai proceder ao levantamento de todas as áreas do município destinadas à construção de moradias, cujo projecto conta com a parceria da Organização Não-Governamental Development Workshop (WD).
 
Jardim Zoológico 
 
A requalificação do jardim zoológico e da estufa-fria também podem vir a constar deste programa de execução para 2011.
Neste momento, de acordo com o responsável, aguarda-se apenas que os respectivos projectos sejam incluídos no financiamento, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos do governo da província, previsto para este ano ou para 2012.
“Vamos prestar alguma atenção a estas infra-estruturas, assim como veremos a situação da feira e de muitas outras áreas que necessitam de uma intervenção por via de concurso público”, afirmou o administrador.
José de Melo anunciou também que a cidade do Huambo vai contar, ainda este ano, com a nova sinalização horizontal e vertical, com vista a facilitar o trânsito rodoviário.

Tempo

Multimédia