Províncias

Profissionais do Huambo aprendem biossegurança

Juliana Domingos | Huambo


Técnicos de 43 unidades sanitárias da província do Huambo foram formados, durante dois dias, em biossegurança hospitalar, durante um encontro dos Comités Técnicos de Biossegurança, promovido pela Direcção Provincial da Saúde.

Objectivo é melhorar a assistência médica
Fotografia: Francisco Lopes

O encontro visou apresentar as medidas de biossegurança hospitalar desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, realizar uma avaliação prévia dos hospitais e identificar oportunidades para melhorar o seu desempenho.
O director provincial da Saúde, Frederico Juliana, informou que os técnicos da saúde estão expostos ao contágio intra-hospitalar e a biossegurança constitui um passo importante para acautelar os riscos.  A biossegurança inclui medidas preventivas, destinadas a manter o controlo de factores de risco laboral, procedentes de agentes biológicos, físicos, ou químicos, que podem pôr em risco a segurança dos trabalhadores, pacientes ou do Ambiente.
Frederico Juliana explicou que foram feitas recomendações técnicas aos gestores hospitalares para criar estratégias de formação dos recursos humanos, para mudança comportamental, através de cursos básicos e seminários específicos em biossegurança. />“O programa da biossegurança precisa de estar integrado no plano estratégico institucional, para a sua sustentabilidade, daí que a formação permanente, a direcção e a adopção das medidas de segurança devem conquistar um maior envolvimento dos profissionais da saúde”, disse. 
Durante o encontro, que teve a duração de dois dias, os técnicos de saúde abordaram temas ligados à biossegurança e higienização das mãos, o impacto da biossegurança em relação às superfícies e produtos mais eficientes, a gestão da saúde pública.
De 2008 a 2014 a Direcção Provincial da Saúde formou mil profissionais em matéria de biossegurança básica, enquanto outros 101 profissionais receberam competências específicas de biossegurança no centro obstétrico, bloco operatório, laboratório central de material e esterilização.

Tempo

Multimédia