Províncias

Rádios comunitárias em três municípios

Estácio Camassete e Mário Clemente | Huambo

A província do Huambo vai dispor, a partir deste ano, de emissoras comunitárias de rádio nos municípios do Bailundo, Caála e Katchiungo, anunciou, no fim-de-semana, em conferência de imprensa, o director provincial da comunicação social.

Jovem numa sala de leitura em que a província do Huambo vai ter mais uma
Fotografia: Jornal de Angola

A província do Huambo vai dispor, a partir deste ano, de emissoras comunitárias de rádio nos municípios do Bailundo, Caála e Katchiungo, anunciou, no fim-de-semana, em conferência de imprensa, o director provincial da comunicação social.
Luís Caetano, que fazia o balanço das actividades desenvolvidas em 2010 e perspectivava as acções para este ano, afirmou que a abertura das rádios comunitárias tem o objectivo de levar a informação às comunidades mais longínquas da província.
Além da abertura das emissoras comunitárias, referiu, vai ser ampliada a capacidade dos emissores da Rádio Huambo para a província ser abrangida pelo sinal e feita a promoção de línguas nacionais.
Luís Caetano anunciou, também, a reabilitação, a partir do segundo trimestre, do centro de produção da Televisão Pública de Angola, que vai dispor de um estúdio para emissão e outro para gravação, o que permite emitir noticiários a partir do Huambo e do Bié.
O director provincial revelou que o sector emissor vai aumentar a capacidade para dez quilowatts, expandir o sinal da TPA na província e montar repetidores nos municípios do Bailundo e do Ukuma.
Os emissores repetidores, lembrou, vão conferir mais qualidade ao sinal, sobretudo nas zonas montanhosas. Para o Huambo, disse, está projectada a construção, na zona do Kambiote, do futuro centro de produção da região da TPA.
Luís Caetano garantiu que os profissionais das Edições Novembro e Angop vão dispor de correspondentes em todos os municípios  Ainda quanto às Edições Novembro, referiu que vão ter salas de leitura com computadores e sinal de Internet.

Entrega de viaturas 

O governador provincial do Hu­ambo entregou, na sexta-feira, 11 viaturas a administradores de bairros e a cinco consultores administrativos do município.
Faustino Muteka disse que os meios foram entregues para apoiar os serviços técnicos e administrativos dos bairros, com objectivo de melhorar a prestação de serviços às populações.
O governo provincial, prometeu, vai continuar a trabalhar para a melhoria dos serviços às populações e dignificar o trabalho dos administradores.
“Os meios oferecidos vão servir para apoiar as actividades das administrações, não são para as pessoas se servirem delas, mas para servirem à população”, avisou Faustino Muteka.
O administrador do Huambo, Marcelino de Melo, disse esperar que os administradores de bairro realizem acções de proximidade com a população e acudam a qualquer anomalia que aconteça nos bairros, como doenças e mortes.

Tempo

Multimédia