Províncias

Rede de energia está a precisar de reabilitação

Adolfo Mundombe | Gove

O vice-governador do Huambo para a área social, Guilherme Tuluka, reconheceu que o mau estado da rede de distribuição é responsável pelas constantes falhas no fornecimento de energia eléctrica à cidade e zonas periféricas.

“Tem havido muitas falhas na distribuição de energia eléctrica à cidade e arredores, devido ao estado obsoleto das linhas de transporte, a partir da barragem do Gove”, disse Guilherme Tuluka, que defendeu uma rápida melhoria para que, como sublinhou, a energia chegue ao maior número de consumidores. Mesmo com a barragem do Gove operacional, o consumo da cidade é muito inferior à capacidade de produção instalada, devido a inadequação da rede de baixa tensão aos níveis de produção de energia, acrescentou.
Apesar disso, tranquilizou os consumidores quanto aos “apagões” que se têm registado nos últimos dias, uma vez que eles se devem aos testes nas subestações eléctricas e acrescentou que, devido ao reduzido número de consumidores, apenas está em funcionamento uma turbina com capacidade de 20 megawatts, enquanto as outras duas arrancam com a instalação da rede geral na cidade.
“Não há nada de alarmante, os cortes constantes decorrem de um sistema próprio de testagem”.

Tempo

Multimédia