Províncias

Reforçada a assistência e prestação de serviços médicos

Justino Vitorino | Huambo

A província do Huambo conta actualmente com 145 postos médicos, contra os 130 de 2010, revelou ontem o director provincial da Saúde.

A província do Huambo conta actualmente com 145 postos médicos, contra os 130 de 2010, revelou ontem o director provincial da Saúde. Frederico Juliana, em declarações ao Jornal de Angola, assegurou que a província do Huambo possui uma rede sanitária que funciona com 11 hospitais, contra os dez do ano transacto.No que toca aos centros médicos, a jurisdição funciona com 55 unidades, números avançados na sequência do balanço das actividades desenvolvidas pelo sector, durante o ano passado.
Frederico Juliana assegurou que a assistência médica e a prestação de serviços de saúde melhoraram muito na província, a partir do ano passado, com o Programa Integrado de Municipalização do sector. O governo do Huambo traçou no ano passado, entre as grandes prioridades, programas de desenvolvimento de combate à pobreza e melhoria dos serviços de saúde nas comunidades rurais, disse o director provincial da Saúde.
Frederico Juliana revelou que o sector da Saúde beneficiou, no presente ano económico, de mais de 191 milhões de kwanzas, contra os 32 milhões do ano anterior. O director provincial diz que o objectivo é continuar a alargar os serviços e melhorar a qualidade da assistência, com a formação de agentes sanitários e parteiras tradicionais.Frederico Juliana afirmou que o número de consultas aumentou. Realizam-se agora mais partos, o que leva à diminuição de mortes materno-infantis.

Tempo

Multimédia