Províncias

Reforçadas acções para ajudar a travar doenças intestinais

Mário Clemente | Huambo

Perto de 700 mil menores, com idades entre os cinco e os 15 anos, vão ser imunizados até sábado, na província do Huambo, com o comprimido parazinquantel, durante a campanha contra a shistosomíase e outras parasitoses.

Esta campanha, com duração de uma semana, é sequência de uma primeira fase ocorrida, em Fevereiro, que abrangeu igualmente um total de 700 mil crianças e adolescentes de 1.703 escolas primárias e do primeiro e segundo ciclos do ensino primário.
A coordenadora da campanha, Lourdes Maieca, informou que as autoridades da província pretendem fazer uma cobertura de mais de 80 por cento durante a campanha.
Lourdes Maieca apelou os pais e encarregados de educação para  darem aos filhos uma pequena refeição antes de saírem de casa para a escola, para evitarem reacções colaterais como dores de barriga e de cabeça, náuseas, vómitos e, nalgumas situações, desmaios.
A coordenadora referiu que o parazinquantel combate muitas parasitoses, mas o principal propósito da campanha é a desparasitação contra a shistosomíase, que afecta  crianças e alguns adultos.
Lourdes Maieca sublinhou que, além da shistosomíase, o parazinquantel é um medicamento de eleição para outros tipos de parasitas como a neorosistacercosi.

Tempo

Multimédia