Províncias

Saúde na aldeia com consultas na especialidade acessíveis a todos

Pelo menos 3.700 consultas médicas grátis foram realizadas durante o fim-de-semana, no município do Mungo, 135 quilómetros a norte da cidade do Huambo.

Pelo menos 3.700 consultas médicas grátis foram realizadas durante o fim-de-semana, no município do Mungo, 135 quilómetros a norte da cidade do Huambo.
Entre as consultas, realizadas no âmbito do programa “Uhayele Vimbo”, em português “Saúde na Aldeia”, destacam-se as de pediatria, medicina interna, obstetrícia e ginecologia, clínica geral, oftalmologia, estomatologia, controlo de hipertensão arterial, de glicemia e testes de VIH/Sida.
Os médicos do programa “Uhayele Vimbo”, desenvolvido pela Direcção Provincial de Saúde, vão levar serviços de saúde e distribuição de medicamentos às populações, efectuaram igualmente a recolha de sangue, planeamento familiar e pesquisa do cancro da mama.
Os agentes sanitários realizaram ainda testes para avaliar a presença de iodo no sal de cozinha e distribuíram à população redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração.
 Enquanto os médicos examinavam os pacientes, os técnicos do programa desdobravam-se no interior dos bairros do Mungo para a realização de palestras sobre a importância das latrinas, do aleitamento materno, tratamento de á­gua, prevenção da malária e saneamento básico.
 O administrador do município do Mungo, António Kotingo, ficou satisfeito com a realização da acção na localidade, uma vez que permitiu à população saber o seu estado de saúde.

Tempo

Multimédia