Províncias

Sector da saúde no Huambo reforçado com ambulâncias

Tatiana Marta | Huambo

O sector da Saúde do Huambo tem mais quatro ambulâncias equipadas com meios de primeiros socorros entregues pelo Governo Provincial.

Província com melhores meios de apoio
Fotografia: Cláudia Muhatili |Menongue

O vice-governador para o Sector Económico pediu, no acto da entrega das viaturas, aos profissionais do sector que se empenhem no atendimento aos doentes e sublinhou que a promoção dos cuidados primários de saúde deve ser uma rotina nas unidades sanitárias no âmbito da prevenção de doenças. 
Joaquim Joaquim afirmou que a saúde é dos sectores fundamentais no processo de desenvolvimento social, razão pela qual merece toda a atenção do Governo Provincial. 
O director provincial da Saúde referiu que os hospitais, centros e postos de saúde nos municípios não apresentam, neste momento, problemas relacionados com as ambulâncias.
Frederico Juliana revelou o que as ambulâncias custaram 16 milhões de kwanzas e que a unidade que mais beneficia é a maternidade que melhora bastante a assistência às parturientes.                                                           
Quatro pessoas feridas a tiro por desconhecidos deram entrada no Banco de Urgência do Hospital Central do Huambo, O chefe do respectivo banco, Félix Ulica, disse ontem que “os feridos vieram dos bairros São Pedro e Cachindombe”, arredores da cidade do Huambo, e que o seu estado de saúde do era estável.
Nos últimos sete dias foram assistidos naquele banco de hospital 65 vítimas de acidentes de viação, um de trabalho e 28 de agressões físicas, além de dois feridos com arma branca e dois mordidos por cães. 
Félix Ulica afirmou que o banco de urgência prestou assistência médica e medicamentosa ao longo da semana a 1.670 pessoas com patologias diversas.

Tempo

Multimédia