Províncias

Serviços Integrados no Huambo recebidos com muita satisfação

Estácio Camassete | Huambo

As pessoas que recorreram aos Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC) no Huambo, no dia em que aquele centro entrou em funcionamento, disseram, ao Jornal de Angola, estar satisfeitas pela forma como foram recebidas.

Serviços Integrados de Atendimento já estão à disposição dos citadinos do Huambo
Fotografia: Francisco Lopes |

As pessoas que recorreram aos Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC) no Huambo, no dia em que aquele centro entrou em funcionamento, disseram, ao Jornal de Angola, estar satisfeitas pela forma como foram recebidas.
O coordenador do SIAC no Huambo, Anselmo Monteiro, afirmou que o centro de atendimento foi aberto no quadro do Programa da Reforma Administrativa, que tem o objectivo de descentralizar e desburocratizar os serviços públicos e administrativos, concentrando-os num mesmo espaço.
“Quem vai ao SIAC pode resolver vários problemas sem ter de se deslocar a outros sítios”, referiu Anselmo Monteiro, que acrescentou que outros dos propósitos dos novos serviços é aproximar o cidadão das estruturas do Estado.
Martinho Kalupe, que foi ao SIAC para tratar das cédulas dos filhos e renovar a carta de condução, disse ter encontrado “um serviço de qualidade”.
Maria Conceição afirmou que levantou dinheiro num banco do BPC no interior do SIAC sem constrangimentos, “o que demonstra a eficácia do seu funcionamento”. Nos Serviços Nacionais de Viação e Trânsito no SIAC, disse o seu responsável, fazem-se todos os trabalhos realizados pela direcção provincial da Viação e Trânsito. Abílio Pedro declarou que na área de veículos se realizam inspecções técnicas a viaturas e na de condutores são emitidas substituições de cartas de condução, mudança de residências, troca de cartas estrangeiras, duplicado de cartas e processamento de pagamento de multas, entre outros serviços. No primeiro dia de trabalho, a adesão dos utentes foi grande, mas em menos de duas horas estavam feitos dez registos e entregues os referidos documentos. 
No SIAC no Huambo funcionam o cartório notarial, Instituto de Segurança Social, Conservatória do Registo Civil, Identificação Civil e Criminal, Imprensa Nacional, Seguros de Angola, TAAG e três dependências bancárias.

Tempo

Multimédia