Províncias

Sinais de desenvolvimento na Ucuma

Justino Victorino| Ucuma

A construção de vários equipamentos sociais e o aumento do fornecimento de energia eléctrica na vila do Ucuma, província do Huambo, constituem a maior aposta das autoridades, com vista a melhorar as condições de vida das populações, disse ontem o administrador municipal da circunscrição, Fernando Lucas de Carvalho.

Administrador municipal manifestou grandes avanços nos diferentes sectores da vida social tendo em conta os investimentos feitos
Fotografia: Francisco Lopes| Huambo

A vila do Ucuma assinalou quinta-feira 152 anos da sua existência, que foram festejados num clima de desenvolvimento. Fernando Lucas de Carvalho continua a acreditar em dias melhores, com a reabilitação de várias infra-estruturas sociais, além do surgimento de uma rede comercial mais dinâmica.
A energia eléctrica há muito que deixou de ser um problema, com a entrada em funcionamento de um grupo gerador que beneficiou milhares de famílias do município. Também houve o aumento da oferta de produtos e dos serviços sociais básicos, como o abastecimento de água e de serviços sanitários.
O administrador municipal do Ucuma reconheceu grandes avanços no sector da Educação, tendo em conta os investimentos feitos pelo Governo Provincial do Huambo que, desde 2003, implementou vários programas que consistiram no aumento de mais salas de aulas.
Antes da implementação do programa, disse, o município contava apenas com três mil crianças no sistema normal de ensino, mas actualmente conta com 12.810 alunos matriculados, da iniciação à 12ª classe.
No passado, o sector da Educação funcionava com menos de 15 salas, contra as actuais 42 escolas primárias e do segundo ciclo do ensino secundário.
A sede municipal beneficiou de uma escola do segundo ciclo do ensino secundário, com 26 salas de aulas, o que permitiu a inserção de mais crianças e jovens no sistema normal de ensino.
O número de professores passou de 400 para 971, um número que o administrador municipal considerou razoável, mas que necessita do aumento de mais docentes para cobrir toda a rede escolar.
Fernando Lucas de Carvalho garantiu dar, nos próximos anos, maior atenção ao ensino de adultos, sobretudo nas zonas de maior concentração populacional, para reduzir os níveis de analfabetismo.
No quadro do Programa de Investimentos Públicos, está a ser instalado no município um novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água, construção de casas para os técnicos e ampliação e apetrechamento do centro materno-infantil, que é hoje uma referência na região.
Outras acções dizem respeito à construção de 200 casas sociais, na sede do município, das quais 25 estão concluídas.
No quadro da oferta dos serviços essenciais básicos, o Governo Provincial vai reforçar a capacidade de fornecimento de energia eléctrica, com aquisição de mais grupos geradores.

Tempo

Multimédia